Ocorreu na quinta-feira (27/09) no Instituto de Computação na Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), o I Workshop do Projeto RADIS UFMT – Eixo: Produção Científica com o objetivo de discutir métodos e dados para o “Projeto de diagnóstico para regularização ambiental dos assentamentos da Reforma Agrária”, coordenado pelo professor Paulo Cesar Venere, do Instituto de Biociências (IB).
Durante o evento, o professor Paulo Cesar Venere destacou a importância da discussão da produção científica do projeto e da parceria entre a RADIS UFMT , UNISELVA e INCRA, para a realização do projeto.
O professor Olivan da Silva Rabelo, Coordenador de Gestão do Projeto, deu às boas-vindas aos participantes e discutiu sobre os métodos, os dados dos projetos o PROBIT ou LOGIT, a automatização dos projetos de créditos, o GP-WEB, os impactos na implementação do assentamento na economia local/regional e a possível separação das famílias que tiverem acesso aos créditos.
Em seguida, a professora Onelia Carmem Rossetto, pesquisadora do projeto responsável pelo Eixo de Produção Científica, ressaltou sobre os impactos do processo de criação e consolidação de assentamentos rurais na dinâmica econômica dos municípios, além de que deve se levar em consideração as condições de vida e saúde dos moradores da região. Como também analisar o desenvolvimento econômico e tecnológico dos assentamentos rurais.
Após, a professora Luciane Durante, também pesquisadora do Radis UFMT, destacou que uns dos objetivos do projeto é descrever e analisar os sistemas agrários adotados pelos assentadores rurais residentes nas Mesorregiões, Triângulo Mineiro, Noroeste de Minas, Norte de Minas, Jequitinhonha e Vale do Mucuri. Ressaltou ainda que deve ser elaborado perfil tipológico de assentadores rurais de Minas Gerais, identificar e caracterizar principais sistemas de produção adotados nos assentamentos, como também elaborar parâmetros para substituir políticas públicas direcionadas ao desenvolvimento rural sustentável e por fim mapear as unidades de conservação presentes nas Mesorregiões, Triangulo Mineiro, Noroeste de Minas e Norte de Minas.
Em decorrência do projeto estão em andamento em média a produção de 21 artigos com temas relacionados ao “Projeto de diagnóstico para regularização ambiental dos assentamentos da Reforma Agrária”.
O próximo encontro do Workshop irá ocorrer no dia 30 de Novembro de 2018.