Entre os dias 08 e 13 de abril, ocorreu em Quito o Encontro dos Geógrafos da América Latina – EGAL 2019. O evento, organizado pela Escola de Ciências Geográficas, Faculdade de Ciências Humanas da Pontifícia Universidade Católica do Equador (PUCE), é bianual e acontece há mais de 30 anos.
Na edição deste ano, o projeto RADIS UFMT participou do EGAL com a apresentação de dois artigos científicos: “A Produção Agropecuária nos Assentamentos da reforma agrária do estado de Minas Gerais – Brasil” e “Política Nacional de Regularização Ambiental no Brasil: O Caso do Cadastro Ambiental Rural – CAR nos Assentamentos da Reforma Agrária”, ambos de autoria das professoras pesquisadoras Giseli Dalla Nora, Onelia Carmem Rossetto e Luciane Cleonice Durante.
O principal objetivo do EGAL é promover o intercâmbio de conhecimentos da ciência geográfica, bem como a conjuntura da América Latina. Ainda que seja um evento para os profissionais da geografia, outras áreas do conhecimento também participam como a economia, o direito e a sociologia. Desse modo, o Encontro proporciona uma profunda troca de experiências de questões teórico-metodológicas em diversas áreas do conhecimento e dentro do contexto da América Latina, além de lançar luzes sobre os desafios da América Latina a respeito do acesso à terra, da manutenção das pessoas no campo e da produção agropecuária.